7 erros fatais na hora de escolher um consultor de marketing digital

A importância do marketing de mídia social vem aumentando há anos isso tem gerado valor para o consultor de marketing digital.

Mais e mais empresas estão ousando começar ou profissionalizar sua presença na web.

Trabalhar com mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e WhatsApp Business, é algo comum no dia a dia de muitas empresas.

Porém muitas empresas acabam caminhando sozinhas, e devido aos diferentes objetivos na área de mídia social, surge a questão do fio comum do trabalho diário.

Para quase todas as empresas, objetivos como aumentar a conscientização e a imagem da marca têm um papel importante.

Aspectos como promover vendas de serviços e produtos também podem ser relevantes na área de B2B.

Em tempos de escassez de trabalhadores qualificados e digitalização, o fortalecimento da marca do empregador ou a aquisição direta de trabalhadores qualificados ou estagiários por meio das mídias sociais está desempenhando um papel cada vez mais importante.

Portanto, é compreensível (e vem se tornando cada vez mais comum) que as empresas solicitem suporte a consultores de marketing digital para atender aos diferentes requisitos. Infelizmente, não é fácil escolher o parceiro certo para o marketing de mídia social.

Todos podem se chamar consultores de marketing digital hoje.

O termo não está restrito para ninguém.

O treinamento reconhecido ou as oportunidades de treinamento avançado estão apenas começando a se desenvolver.

As universidades relutam em abordar o assunto e estão integrando aspectos como o gerenciamento de mídias sociais nos cursos de marketing.

No entanto, qualquer pessoa que tenha concluído uma graduação em marketing ou mesmo em formações correlatas, pode se denominar consultor de marketing.

Não apenas com formação superior, existe uma grande gama de cursos online que preparam muito bem.

Hoje vivemos em um mundo digital, todos sabemos bem. E não podemos ignorar isso.

Se você é um empreendedor e deseja vender um serviço online, é essencial configurar uma estratégia de marketing correta para estar presente na web.

A estratégia de marketing digital ajudará sua empresa e seus produtos para ter maior visibilidade na web, atrair mais usuários-alvo e reter o maior número de clientes.

Uma estratégia não estruturada da maneira correta corre o risco de não funcionar de maneira adequada e não trazer resultados ou atingir os objetivos estabelecidos.

Essa é a razão pela qual o trabalho do consultor de marketing digital por trás de uma estratégia de marketing digital é fundamental para o sucesso da sua empresa.

O consultor de marketing digital deve orientá-lo nas escolhas estratégicas mais corretas e realizar seus projetos online da melhor maneira.

Então, como escolher um consultor de marketing digital que realmente saiba como expandir seus negócios e agregar valor ao seu investimento online?

Feita a nossa introdução, vamos trazer neste artigo, 7 erros fatais que muitas pessoas e empresas cometem ao contratar consultores de marketing digital.

Entenda de uma vez todos esses erros.

1- Não obter informações suficientes sobre a
conta do consultor de marketing digital

Confiar cegamente em um consultor de marketing digital é o primeiro erro que muitos cometem.

Você quer algum conselho? Pesquise o consultor de marketing digital o qual planeja confiar seu projeto.

O primeiro passo também é o mais simples: digite o nome do consultor no Google e estude os resultados.

Isso permitirá que você avalie imediatamente a reputação online do consultor.

De fato, como é um consultor de marketing digital, será possível encontrar estudos de caso online ou referências de outros clientes.

Aqui está o que fazer: procure o site ou página em rede social do consultor.

Uma rápida olhada na Web é a maneira mais fácil de entender se o consultor que você planeja entrar em contato funcionou até agora.

Se você perceber que o consultor se comunica mal por meio do site, como você acha que ela pode agregar valor ao seu negócio?

Melhor mudar de direção e procurar outro lugar.

2- Considerar apenas os maiores consultores

Lembre-se de que a aparência costuma enganar.

Um grande consultor dá a impressão de ser mais competente e mais estável.

Não que isso esteja errado: certamente um consultor que conseguiu crescer em tamanho significa que satisfez uma ampla gama de clientes.

Mas não é necessariamente o caso.

Lembre-se de que grandeza não é sinônimo de habilidade.

Muitas vezes, consultores em início de carreira ou com uma gama de poucos clientes mostram maior cuidado e atenção ao seguir seus clientes.

Eis o que fazer: tente ir além da aparência e se concentrar no que o consultor de marketing digital pode oferecer a você.

3- Não analisar o custo-benefício

Consultor de marketing digital

Já mencionamos isso antes: muitas vezes, o fator preço é o fator discriminador na escolha de um consultor de marketing digital em vez de outro.

Mas temos certeza de que é o caminho certo a seguir?

Às vezes, os grandes consultores podem oferecer preços mais baixos, pois podem ter uma equipe júnior para acompanhar o seu projeto.

Isso não significa que um bom trabalho não será realizado, mas você certamente não poderá contar com a experiência e as habilidades de uma equipe mais experiente.

Aqui está o que fazer: o orçamento proposto a você necessariamente considerará um conjunto de fatores.

Vamos explicar todos os itens que determinam a estimativa para conhecer mais claramente a origem da proposta econômica.

4- Desconhecer a estratégia implementada

Confiar em um consultor de marketing digital cegamente, sem ser explicado em detalhes, qual estratégia ele pretende implementar nunca é uma boa solução.

Vamos dar um exemplo para explicar melhor: se você recorrer a um consultor de marketing digital que se declara especialista em estratégias de SEO, esperaria encontrar seu conteúdo indexado na internet.

Se isso não acontecer, o consultor não está bem indexado para ser encontrada nos mecanismos de pesquisa ou possui um blog raramente atualizado e com conteúdo de baixa qualidade, uma campainha de alarme deve acender em você.

Aqui está o que fazer: você precisa dar importância à estratégia implementada (e não apenas às palavras).

Se um consultor de marketing afirma ser especialista em um campo, você precisa ter certeza de que realmente é.

Como fazer isso?

Ao estudar primeiro o site, o portfólio de clientes para fazer as
análises certas.

5- Não definir objetivos claros e concretos

Antes de entrar em contato com um consultor, você precisa esclarecer quais são os objetivos que deseja perseguir com o marketing digital.

Tão simples quanto verdadeiro: “se você não define uma meta, não sabe para onde está indo”.

Um consultor de marketing digital sério e concreto deve ajudá-lo a definir imediata-mente seus objetivos e também deve ter a capacidade de impedi-lo diante de objetivos inatingíveis (por exemplo: aumente repentinamente as visitas ao site em uma semana).

Aqui está o que fazer: um bom consultor de marketing digital deve ajudá-lo a definir metas, que são:

  • Específico
  • Mensurável
  • Alcançado
  • Realista
  • Prazo

Lembre-se de que os objetivos sempre devem ser calculados a partir da situação atual da sua empresa.

O que isso significa?

Isso significa que definir uma meta como “Quero mais tráfego no meu site” é muito genérico e não muito mensurável em comparação com uma meta como “Quero atingir 15% do meu mercado online”.

6- Escolher a mais barata

Os serviços de um consultor de marketing digital, são mais baratos por algum motivo.

Se você receber uma oferta muito menor do que suas outras cotações, considere de maneira atenta sobre esse profissional.

Esses consultores podem não valorizar seu próprio trabalho ou podem ser novos para os negócios.

Embora você não precise pagar a mais por serviços de marketing de qualidade, não se prenda ao de menor valor necessariamente.

Com o marketing digital, você obtém o que paga. Fim da história.

A maioria dos serviços de SEO baratos usa técnicas bem básicas, como links pagos, conteúdo barato e otimizações cheias de palavras-chave.

O Google pegou a maioria das técnicas e você tem uma chance maior de ser penalizado do que ter sucesso com essas táticas.

7- Escolher um consultor apenas consultores locais

Você não precisa de um consultor de marketing digital, necessariamente local.

Não importa o que alguém diga, um bom consultor deve dominar o mercado local, não importa onde eles estejam.

O melhor da internet é que ela pode ser acessada de praticamente qualquer lugar, o que significa que você não está limitado a empresas ou consultores locais.

A beleza do marketing digital é que ele pode ser feito de qualquer lugar do mundo.

Você não precisa escolher um consultor local, pode ampliar seus horizontes e obter um ROI melhor.

Qualquer consultor, não importa onde ele esteja, deve poder dominar seu mercado local e produzir resultados de SEO local de qualidade de qualquer lugar.

Dito isto, procure evitar também consultores estrangeiros, a menos que seu mercado-alvo esteja aqui no Brasil.

Você pode comprar serviços de marketing digital extremamente baratos em sites de consultores “internacionais”, mas isso irá prejudicá-lo muito mais do que ajudá-lo.

Mesmo que seja um consultor de marketing digital verdadeiro, existem muitas diferenças culturais que precisam ser aperfeiçoadas para que o idioma e o tom soem genuínos.

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