Como escolher um consultor de marketing digital perfeito para seu negócio (2020)

Diferentemente do marketing tradicional (por exemplo: pôster publicitário na rua), o marketing digital permite que o consultor digital um público-alvo específico e no momento certo, enquanto monitoram com precisão o desempenho da campanha (número de cliques, vendas, etc.).

Em 2020, somo quase 130 milhões de brasileiros conectados a internet todos os dias, ou seja, quase 7 em cada 10 brasileiros.

Com o marketing digital abrangendo muitas estratégias, como você escolhe a melhor para o seu negócio?

Para evitar gastos desperdiçados, o consultor de marketing digital intervém para ajudá-lo a seguir as instruções certas para o seu marketing on-line.

O papel de um consultor de marketing digital

Consultor digital

A principal função do consultor de marketing digital é aconselhar e apoiar as empresas a implantar efetivamente suas atividades na Internet, a fim de alcançar novos clientes.

Faça um relógio digital para ajudar os clientes a se manterem competitivos

Como o setor de marketing digital está em constante evolução, o consultor segue religiosamente todas as últimas tendências digitais (SEO, mídias sociais, etc.) para poder transmitir as melhores práticas a seus clientes.

Tipos de missão de um consultor de marketing digital

Para determinar as maneiras ideais de ajudar um cliente a atingir seus objetivos na web, o consultor de marketing digital analisa o universo da marca, o campo de atividade e, em seguida, cria uma estratégia personalizada.

Aqui estão alguns exemplos típicos de missão.

Melhore suas vendas

O consultor também tem o papel de encontrar ângulos de marketing para desenvolver sua rotatividade.

Por exemplo, se você tem um site de comércio eletrônico e muitos de seus clientes abandonam o carrinho de compras, seu consultor pode sugerir, entre outras coisas, a implantação de campanhas de redirecionamento.

Encontre oportunidades de tráfego interessantes Seu papel é identificar fontes de tráfego que possam ser adaptadas ao seu setor.

Seu conselho é crucial porque cada nicho tem suas sutilezas e seus próprios ângulos de marketing. Por exemplo, se você é dentista e procura novos pacientes, seria um erro investir primeiro em publicidade no Facebook.

Imagine que você acabou de se mudar para uma nova cidade e que está procurando um dentista. Como você vai encontrar um por perto?

Na grande maioria das vezes, você fará uma pesquisa no Google.

Portanto, a melhor estratégia para o dentista é estar presente nos resultados de pesquisa do Google.

Para fazer isso, a implantação de uma campanha local de SEO pode ser particularmente eficaz.

Como cada projeto é único, essa estratégia não pode funcionar com todos os setores de atividade.

Por exemplo, se você oferece um serviço muito específico, que poucas pessoas conhecem, podemos então assumir que muito poucas pessoas pesquisam palavras-chave relacionadas ao seu nicho no Google, pelo menos um número muito menor que o de um dentista ou radiologista.

Assim, uma estratégia de conscientização através de campanhas no Facebook poderia ser muito mais adequada para você.

Ou seja, seu consultor de marketing digital lhe dará orientação para alcançar rapidamente seus objetivos, concentrando-se nas alavancas mais adequadas ao seu setor.

Análise da sua atual estratégia de marketing digital

Caso você já tenha implantado campanhas de marketing na web, o consultor analisará seu desempenho e produzirá recomendações.

Por exemplo, ele pode comparar suas postagens do Facebook com as de seus concorrentes ou realizar uma auditoria de suas campanhas do Google Ads etc.

Seu consultor de marketing digital entregará o relatório a você com um plano de ação concreto.

Desenvolva o reconhecimento da sua marca

Nem sempre é fácil criar um nome para si mesmo.

Construir sua reputação às vezes pode ser um verdadeiro desafio.

Seu consultor de marketing digital pode ajudá-lo a configurar campanhas para aumentar a exposição da sua marca na internet.

Ele pode oferecer a possibilidade de formar parcerias com outros sites, desenvolver campanhas específicas nas redes sociais (campanhas de interação no Facebook, conteúdo gerado pelo usuário etc.) e muito mais.

Melhore o envolvimento com seus clientes

Envolver seus clientes é uma estratégia vencedora em marketing digital.

Pode transformar seus clientes em verdadeiros embaixadores e se traduzir em aumento de vendas.

Para ajudá-lo a alcançar esse objetivo, seu consultor digital pode sugerir, por exemplo, sorteios.

Gerenciar campanhas de marketing por email

Construir tráfego é fundamental para o crescimento do seu negócio.

A implantação de um sistema para capturar e-mails de seus clientes e implantar campanhas de marketing por e-mail pode ajudá-lo a aumentar drasticamente o tráfego e as vendas do seu site.

Analisar estatísticas

O consultor de marketing digital será capaz de interpretar de forma inteligente os dados estatísticos do seu site, a fim de identificar seus pontos fortes e fracos.

Para fazer isso, ele analisará sua conta do Google Analytics e explorará dados do Google Search Console.

Isso permitirá que eles entendam como seu público interage com seu conteúdo e identifiquem áreas de melhoria.

As áreas de especialização de um consultor de marketing digital

Cada projeto é único, o consultor de marketing na web deve ter várias seqüências de caracteres para se adaptar melhor a cada problema.

Alguns consultores podem se especializar em temas muito específicos, como SEA ou mídia social.

Neste artigo, vamos nos concentrar principalmente em três tipos principais de consultor especializado: SEO, SEA e consultor de mídia social.

Consultor de SEO

O SEO corresponde a todas as práticas destinadas a melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa do Google.

O consultor de SEO precisará ter um conhecimento perfeito de todas as estratégias de SEO mais recentes e será capaz de identificar problemas nos sites de seus clientes.

O serviço de um consultor de SEO depende fortemente dos seus problemas e objetivos atuais.

Na maioria das vezes, o último entregará os seguintes itens para você:

• Auditoria de backlink
• Auditoria de posicionamento
• Pesquisa avançada de palavras-chave
• Auditoria de conteúdo
• Uma lista de oportunidades de links
• Auditoria em estratégia técnica de conteúdo SEO
• Análise da sua conta do Google Analytics

Ele apresentará isso a você como uma lista de tarefas a fim de melhorar sua presença nos resultados da pesquisa.

Você pode fazer isso sozinho ou deixá-lo cuidar disso.

Consultor SEA (listagem paga / SEM)

Os consultores da SEA terão naturalmente um sólido conhecimento do Google Ads e Microsoft Ads. Como o SEO, o SEO pago é uma estratégia de marketing digital em constante evolução. Assim, é essencial que eles se formem regularmente.

A intervenção dele ajudará a identificar anúncios onde as despesas são desperdiçadas, a encontrar oportunidades para melhorar suas campanhas, mas também fornecerá dicas para gerenciar melhor sua conta.

Depois de identificar claramente seus objetivos, esse consultor especializado analisará 6 elementos principais:

• a estrutura da sua conta
• as campanhas
• grupos de anúncios
• as palavras-chave
• anúncios
• páginas de destino (página na qual o usuário chega depois de clicar em
um anúncio)

O consultor de SEO pago fornecerá um plano de ação detalhado para melhorar o desempenho da sua conta.

Este tipo de serviço é oferecido pela grande maioria das agências da SEA.

Consultor de marketing de mídia social

Ter uma página no Facebook e uma conta no Twitter não é suficiente para ter uma presença nas redes sociais.

Na realidade, cada rede social tem suas sutilezas. 46,8% dos usuários do Snapchat têm entre 18 e 24 anos.

No Pinterest, 85% dos usuários são mulheres com uma faixa etária média de 25 a 35 anos.

Uma marca Segmentada apenas para homens, por exemplo, terá muito pouco interesse em lançar campanhas publicitárias no Pinterest.

O consultor de mídia social ajuda você a escolher as redes sociais mais adequadas ao seu campo de atividade e aos seus objetivos.

Ele criará um plano de ação para que seus produtos e serviços alcancem o público certo.

Para isso, muitas estratégias de marketing de mídia social podem ser recomendadas, como publicidade no Facebook ou marketing de influência (marketing de influência).

Ele funcionará nos seguintes eixos:

• Formalização de um plano de ação concreto para alcançar seus
objetivos
• Análise de publicações (engajamento) e atividade da concorrência
• Construa e envolva uma comunidade
• Persona da marca
• Otimização de redes sociais
• Dicas para desenvolver vendas
• Identificando influenciadores
• Otimização de site

Quando chamar um consultor de marketing digital

Embora os especialistas em digital possam ter um papel fundamental em ajudar as empresas a criar vantagens competitivas na internet, nem todos precisam.

Algumas empresas já podem ter pessoas internas para gerenciar este departamento.

O recrutamento de um consultor de marketing digital pode ser adaptado à sua situação se você se reconhecer nos seguintes casos:

• Você deseja expandir suas atividades em novos mercados para alcançar
novos clientes
• Você precisa de orientação para sua estratégia de marketing na web
com um plano de ação claro
• Aumente o envolvimento com seus clientes e possíveis clientes
• Você quer se destacar na internet
• Você está tão ocupado com seu trabalho que não tem tempo para cuidar
do seu marketing

Conclusão

Em um Brasil hiperconectado, o marketing online se tornou uma ferramenta crucial para empresas de todos os tamanhos.

No entanto, nem sempre é fácil para as pessoas se adaptarem a esses novos hábitos de consumo.

No entanto, essa transformação digital é essencial para permanecer competitivo e se destacar de seus concorrentes.

É por isso que o papel dos consultores de marketing nunca foi tão importante.

Sua ajuda lhes permite expandir suas atividades, penetrar em novos mercados e aumentar sua renda.

Para empresas sem gerentes de marketing na web, trabalhar com um consultor de marketing digital é uma solução a considerar.

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